DOCENTES DA ÁREA DE GEOLOGIA
 
   
perfil masculino2Afonso César Rodrigues Nogueira (UFPA, Professor Permanente) - email pesquisador afonsonogueira

   
Bolsa PQ CNPq: Nível 1D

diretorio grupos pesquisa cnpq logo 30x30Grupo de Pesquisa

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1990), mestrado em Geologia e Geoquímica (sedimentologia) pela Universidade Federal do Pará (1994) e doutorado em Geociências (Geologia Sedimentar) pela Universidade de São Paulo (2003). Bolsista de produtividade 1D do CNPq. Foi professor da Universidade Federal do Amazonas e atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Pará e lider do Grupo de Analise de Bacias sedimentares da Amazônia (GSED). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Estratigrafia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sistemas deposicionais Pré-Cambrianos, Capas carbonáticas e extremos climáticos (snowball earth), Sistemas petrolíferos pré-cambrianos e eo-paleozóicos, Geologia histórica meso-cenozóica da Amazônia.

 

perfil masculino2Carlos Marcello Dias Fernandes (UFPA, Professor Permanente) - email pesquisador carlosfernandes

   
Bolsa PQ CNPq:

 

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (2003) e mestrado no Curso de Pós Graduação em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2005). Concluiu seu doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Mineralogia e Petrologia da Universidade de São Paulo (2009). Foi Professor Adjunto 1 junto à Faculdade de Geologia de Marabá (UFPA) entre 03/2010 e 12/2011. Atualmente é Professor Adjunto 3 junto à Faculdade de Geologia do Instituto de Geociências da UFPA. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia, Metalogênese e Metamorfismo, atuando principalmente no estudo do vulcanismo paleoproterozoico do Cráton Amazônico e unidades arqueanas da Província Mineral de Carajás e adjacências. Atualmente coordena projetos de pesquisa aprovados nos Editais Universais do CNPq, focados no potencial metalogenético do vulcano?plutonismo paleoproterozoico das regiões de São Félix do Xingu, Província Mineral do Tapajós e Santana do Araguaia, Estado do Pará.

 

perfil masculino2Evandro Luiz Klein (CPRM, Colaborador) - email pesquisador evandroklein


Bolsa PQ CNPq: Nível  2
diretorio grupos pesquisa cnpq logo 30x30Grupo de Pesquisa

Evandro Luiz Klein possui graduação em Geologia pela UNISINOS (1984), Mestrado em Geociências pela UFRGS (1999) e doutorado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará e Université Jean Monnet (2004). É membro concursado da CPRM-Serviço Geológico do Brasil desde 1994, onde chefia a Divisão de Geologia Econômica, e Docente do Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica da Universidade Federal do Pará desde 2007. Atua nas áreas de Geologia Econômica, cartografia geológica básica e evolução crustal em terrenos Pré-Cambrianos. Ênfase é dada a geologia de campo, geologia isotópica, geoquímica e estudos de fluidos. Orienta estágio, iniciação científica, trabalho de graduação, mestrado e doutorado. Tem atuado principalmente no Cráton São Luís, Cinturão Gurupi, Província Aurífera do Tapajós e SE do Escudo das Guianas. Líder do Grupo de Pesquisa em Geologia Econômica da UFPA.

 

 

perfil masculino2Joelson Lima Soares (UFPA, Permanenteicone email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

   
diretorio grupos pesquisa cnpq logo 30x30Grupo de Pesquisa

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Amazonas (2006), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Amazonas (2008) e doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é professor adjunto, nível 1 da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: petrologia de rochas carbonáticas, icnologia, fácies sedimentares, estratigrafia, Neoproterozóico e capa carbonática.

 

perfil masculino2José Bandeira Cavalcante da Silva Junior (UFPA, Permanenteicone email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

   
diretorio grupos pesquisa cnpq logo 30x30Grupo de Pesquisa

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Amazonas (2004), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Amazonas (2006) e doutorado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2011). Atualmente é professor Adjunto I da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em sedimentologia e estratigrafia, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de fácies e estratigrafia de depósitos neoproterozóicos e paleozóicos.

 

 

perfil masculino2Marcelo Cancela Lisboa Cohen (UFPA, Permanente) - email pesquisador marcelocohen


Bolsa PQ CNPq: Nível 1C
diretorio grupos pesquisa cnpq logo 30x30Grupo de Pesquisa

Graduação em Geologia (1995), Mestrado em Geologia e Geoquímica (1998) pela Universidade Federal do Pará e Doutorado (Magna Cum Laude) desenvolvido no Centro de Ecologia Marinha Tropical (ZMT) da Universidade de Bremen-Alemanha (2003). Pós-Doutorado no Laboratório de C-14 do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (2012). Pesquisador de Produtividade Científica do CNPq-Nível 1C e Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2011-2015). Professor Associado da Faculdade de Oceanografia e do Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica da UFPA (CAPES Nível 6), onde orienta estudantes de Mestrado e Doutorado. Coordena o Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica da UFPA e projetos na área de reconstituição paleoambiental no Quaternário tardio. Atualmente coordena o projeto "Paleoambiente e Paleoclima do Litoral Norte: Efeitos das Mudanças na Descarga Fluvial e Nível do Mar nos Manguezais Durante o Pleistoceno Tardio e Holoceno-CNPq" e o Grupo de Trabalho "Manguezais" vinculado ao INCT - Ambientes Marinhos Tropicais: Heterogeneidade Espaço-Temporal e Respostas às Mudanças Climáticas. Participa do Projeto Temático-FAPESP "Estudos Paleoambientais Interdisciplinares na Costa do Espírito Santo" vinculado ao Programa FAPESP sobre Mudanças Climáticas. Tem experiência nas áreas de Oceanografia Geológica e Geoquímica Marinha, atuando principalmente nos temas: manguezal, variação no nível do mar e mudanças climáticas com base na palinologia, sedimentologia e isótopos.

 

perfil masculino2Maria Inês Feijó Ramos (MPEG, Permanente) - email pesquisador mariaramos

   
diretorio grupos pesquisa cnpq logo 30x30Grupo de Pesquisa

Possui graduação em Licenciatura Plena em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Atualmente é pesquisador associado III do Museu Paraense Emílio Goeldi, Membro do corpo editorial do Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi, Ciências Naturais. Atua no Programa de Pós-graduação em Geologia e Geoquímica da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Paleontologia Estratigráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: ostracodes do Neógeno e Quaternário da margem continental brasileira; ostracodes do Neógeno da Formação Solimões; Ostracodes Mioceno da Formação Pirabas; taxonomia, paleoecologia, paleooceanografia, paleobiogeografia e bioestratigrafia.

 

perfil masculino2Marlon Carlos França (IFPA, Permanente) - email pesquisador marlonfranca

   
diretorio grupos pesquisa cnpq logo 30x30Grupo de Pesquisa

Doutorado Sandwich no Exterior (CNPq/SWE) com distinção (Magna Cum Laude) em Geologia e Geoquímica (2013) na Universidade Federal do Pará (PPGG/UFPA) e University of Massachusetts (UMass-Amherst/Department of Geosciences). Possui Mestrado também em Geologia e Geoquímica - PPGG/UFPA - Brasil (2010). Especialista em Gerenciamento, Consultoria e Perícia Ambiental - Instituto de Ensino Superior da Amazônia - Brasil (2009) e Bacharel em Oceanografia - Universidade Federal do Pará - Brasil (2008). Professor e Pesquisador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), onde atua na Educação Presencial e a Distância (EAD). Orienta alunos de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso e Dissertações de Mestrado. Publica artigos na área de reconstituição paleoambiental no Quaternário Tardio e também na área de Recursos Naturais. Coordenador do Laboratório de Oceanografia e Físico-Química do Instituto Federal do Pará. Líder do grupo de pesquisa de Estudos Paleoambientais do Quaternário Tardio em Regiões Tropicais. Atualmente faz parte também do grupo de pesquisa Reconstituição Paleoambiental do Litoral Norte e Sudeste do Brasil durante o Holoceno (Ambiente deposicional, vegetação e clima) financiado pelo CNPq e FAPESP. Tem experiência na área de Oceanografia e Limnologia, com ênfase em Ambientes Costeiros, atuando principalmente nos seguintes temas: Manguezais, Variação no Nível do Mar, Biogeoquímica e Paleoambientes.

 

perfil masculino2 Nils Edvin Asp Neto (UFPA, Permanente) - email pesquisador nilsasp

Bolsa PQ CNPq: Nível 2    
diretorio grupos pesquisa cnpq logo 30x30Grupo de Pesquisa

Nils Asp é Oceanógrafo, tendo se graduado em 1996 pela FURG, com mestrado em Geologia Marinha pelo PPGGeo/UFRGS (1999) e doutorado em Geologia Costeira pela Universidade de Kiel (Christian-Albrechts Universität) na Alemanha (2004). Entre 2004 e 2005 realizou pós-doutorado na UNIVALI com enfoque em Geomorfologia Costeira. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Pará - UFPA, onde atua desde 2005 no ensino de graduação, pós-graduação e pesquisa. Nils Asp trabalha ainda em colaboração com diversos pesquisadores e instituições do Brasil e do exterior em diversos projetos, que têm resultado em diversas publicações em periódicos e dezenas de trabalhos em eventos. Atua nas áreas de Oceanografia Física e Geológica, Geologia e Geomorfologia Costeira/Marinha. Em 2014 foi eleito como membro afiliado (2014-2018) da Academia Brasileira de Ciências - ABC.

 

perfil masculino2 Orangel Antonio Aguilera Socorro (UFF, Colaborador)  icone email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

   
diretorio grupos pesquisa cnpq logo 30x30Grupo de Pesquisa

Possui graduação em Oceanografia pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1979), Mestrado em Biologia Marinha no Instituto Oceanográfico da Universidade de Oriente na Venezuela (1982) e Doutorado em Ciências na área de Zoologia no Instituto de Zoologia Tropical da Universidade Central da Venezuela (1994). Professor Titular aposentado da Universidade Nacional Experimental Francisco de Miranda (2008) na cidade de Coro, Edo. Falcon, Venezuela. Pesquisador associado no Smithsonian Tropical Research Institute (STRI) periodo 2000-2010, Pesquisador Visitante CNPq - Museu Paraense Emilio Goeldi na Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia periodo 2011-2012. Professor Titular visitante na Universidade Federal Fluminense, Instituto de Biologia, Pós-graduacao em Biologia Marinha. Tem experiência na área de Biologia e Paleontologia Marinha, com ênfase em Ictiologia e Paleoecologia, assim como experiência administrativa e acadêmica na organização curricular e formação de grupos de pesquisa. Seu trabalho complementário se orienta na divulgação cientifica por meios impressos, digitais, tv, radio e exposições em Museus.

 

perfil masculino2Pedro Walfir Martins e Souza Filho (UFPA, Permanente) - email pesquisador pedrowalfir


Bolsa PQ CNPq: Nível 1C
diretorio grupos pesquisa cnpq logo 30x30Grupo de Pesquisa

Pedro Walfir M. Souza Filho concluiu a graduação em geologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1993) e a especialização em geologia e geofísica marinha pela Universidade Federal Fluminense (1993). Concluiu o mestrado (1995) e o doutorado (2000) pela UFPA na área de geologia marinha e sensoriamento remoto geológico, respectivamente. Atualmente, é professor associado do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará, onde atua desde 2002 e Pesquisador Associado do Instituto Tecnológico VALE Desenvolvimento Sustentável desde julho de 2012. Seus principais interesses em pesquisa são: origem e evolução de ambientes costeiros, sensoriamento remoto dos ambientes costeiros e dinâmica espacial e temporal dos manguezais. É Pesquisador 2 do CNPq e Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências para o período de 2008-2012.

 

 

 

DOCENTES DA ÁREA DE GEOQUÍMICA E PETROLOGIA

 

perfil masculino2Candido Augusto V. Moura (UFPA, Permanente) - email pesquisador candidomoura


Bolsa PQ CNPq: Nível 1C
diretorio grupos pesquisa cnpq logo 30x30Grupo de Pesquisa

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1978), mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (1982) e doutorado em Geocronologia - University of New Hampshire (1992). Atualmente é Professor Associado 4 da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geologia isotópica e geocronologia (U-Th-Pb, Sm-Nd, Rb-Sr), Neoproterozoico e Paleoproterozoico.

 

perfil masculino2Claudio Nery Lamarão (UFPA, Permanente) - email pesquisador claudiolamarao

    
Bolsa PQ CNPq: Nível 2
diretorio grupos pesquisa cnpq logo 30x30Grupo de Pesquisa

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1978), mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2001). Atualmente é professor associado-2 da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em petrologia e geoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: cráton amazônico, petrografia e geoquímica de granitoides paleoproterozoicos, microscopia eletrônica de varredura, estudos de quartzo e zircão em catodoluminescência.

 

perfil masculino2Davis Carvalho de Oliveira (UFPA, Permanente) - email pesquisador davisoliveira


Bolsa PQ CNPq: Nível 2
diretorio grupos pesquisa cnpq logo 30x30Grupo de Pesquisa

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará(1998), graduação em Tecnologia Em Processamento de Dados pela Universidade da Amazônia(1999), mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará(2001) e doutorado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará(2006). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Pará, Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Pesquisador CNPQ PQ 2 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Paleoproterozóico, Petrologia Ígnea, Província Mineral de Carajás, Suíte Jamon, Gravimetria e Anisotropia Magnética.

 

perfil masculino2Jean Michel Lafon (UFPA, Permanente) - email pesquisador jeanlafon


Bolsa PQ CNPq: Nível 1D
diretorio grupos pesquisa cnpq logo 30x30Grupo de Pesquisa

Possui graduação em Geologia (1981), mestrado em Géologia (1983) e doutorado em Geocronologia pela Universite de Montpellier II (Sciences et Techniques du Languedoc França) (1986). Realizou pós-doutorado no BRGM Orléans França (1998). É professor Associado da Universidade Federal do Pará e desenvolve suas atividades de pesquisa no Laboratório de Geologia Isotópica do Instituto de Geociências. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geologia & Geoquímica da UFPA. Tem experiência na área de Geoquímica Isotópica, com ênfase na linha de pesquisa "Geocronologia e Evolução Crustal", desenvolvendo principalmente estudos geocronológicos e geodinâmicos dos terrenos arqueanos e proterozóicos da porção sudeste do Escudo das Guianas e do Craton Oeste Africano, e na linha de pesquisa "Geoquímica Isotópica Aplicada", desenvolvendo estudos com isótopos radiogênicos na área de meio ambiente, geologia costeira e marinha e, arqueometria. Orienta dissertações e teses na UFPA e Atua como revisor de revistas nacionais e internacionais.

 

perfil masculino2José Augusto Martins Corrêa (UFPA, Permanente) - email pesquisador josecorrea


diretorio grupos pesquisa cnpq logo 30x30Grupo de Pesquisa

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1982), mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (1986), doutorado em Geoquímica pela Universidade Friedrich Alexander (1994) e Pós-Doutorado em Mineralogia Aplicada pela Universidade Martin Lutter (2003). Atualmente é prof. associado da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: geoquímica ambiental, qualidade das águas, metais pesados, poluição de solos e hidroquímica.

 

perfil masculino2Marcondes Lima da Costa (UFPA, Permanente) - email pesquisador marcondescosta


Bolsa PQ CNPq: Nível 1A
diretorio grupos pesquisa cnpq logo 30x30Grupo de Pesquisa

Marcondes Lima da Costa, natural de Feijó-Acre, é graduado em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1975), com mestrado em Geologia e Geoquímica pela mesma Universidade (1980) e doutorado em Mineralogia e Geoquímica pela Universitaet Erlangen-Nurnberg (Friedrich-Alexander), na Alemanha (1982) e com pós-doutorado em mineralogia-geoquímica pelo IG-USP (2001). Foi professor colaborador da Universidade Federal do Pará de 1976 a 1978, professor adjunto IV de 1982 a 2006 e atualmente é professor Associado IV da mesma Universidade, estando lotado no Instituto de Geociências. Foi diretor do Instituto de Geociências de 1999/2000. É professor-orientador do Programa de Pós-graduação em Geologia e Geoquímica da UFPA. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica do IG-UFPa para os biênios 1987/1989 e 12/2009-05/2012, vice-coordenador do mesmo 2012/2014. Suas atividades principais de pesquisas estão centradas em Mineralogia e Geoquímica de Superfície, com ênfase a lateritização e depósitos minerais associados, bem como no estudo do Quaternário da Amazônia (sedimentos e Terra Preta Arqueológica -TPA (solos e cerâmicas) e minerais de gema.

 

perfil masculino2Marco Antonio Galarza Toro (UFPA, Permanente) - email pesquisador marcotoro


diretorio grupos pesquisa cnpq logo 30x30Grupo de Pesquisa

Marco Antonio Galarza possui graduação em Geologia - Escuela Superior Politécnica del Litoral (ESPOL) Equador (1991), Mestrado (1998) e Doutorado (2002) em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará. Atualmente é Professor Adjunto 4 e Coordenador do Setor de Espectrometria de Massa do Laboratório de Geologia Isotópica (Pará-Iso) da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Espectrometria de Massa (Pb-Pb, U-Pb, Sm-Nd e Rb-Sr em minerais e rocha total), Geocronologia, Geoquímica Isotópica e Geologia.

 

perfil masculino2Moacir José Buenano Macambira (UFPA, Permanente) - email pesquisador moacirmocambira


Bolsa PQ CNPq: Nível 1C
diretorio grupos pesquisa cnpq logo 30x30Grupo de Pesquisa

Realizou seus cursos de graduação e mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA, onde é professor desde 1984, e chefe do Laboratório de Geologia Isotópica. Concluiu seu doutorado em Geocronologia pela Universidade de Montpellier II (França) em 1992, quando passou a orientar dissertações e teses na UFPA, e pós-doutorado na Australian National University (Canberra), em 2007. Tem desenvolvido pesquisas aplicando isótopos em estudos de evolução crustal, incluindo rochas sedimentares, e metalogênese em várias regiões da América do Sul, especialmente no sudeste da Amazônia. Foi Diretor Científico da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa e membro de sete diretorias regionais e nacionais da Sociedade Brasileira de Geologia, sendo seu atual Diretor Presidente. É bolsista de produtividade do CNPq e revisor de artigos submetidos a revistas científicas nacionais e internacionais.

 

perfil masculino2Paulo Sérgio de Sousa Gorayeb (UFPA, Permanente) - email pesquisador paulogorayeb

    
Bolsa PQ CNPq: Nível 2
diretorio grupos pesquisa cnpq logo 30x30Grupo de Pesquisa

Pesquisador do CNPq, é Professor Associado IV da Universidade Federal do Pará, graduado em Geologia pela UFPA (1977), Mestrado em Geologia e Geoquímica pela UFPA (1981) e Doutorado em Geologia e Geoquímica pela UFPA (1996). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica e dirigiu a Diretoria de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/UFPA de 2003 a 2009. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia e Evolução Crustal, atuando principalmente nos seguintes temas: petrologia de terrenos metamórficos, metamorfismo de alto grau, petrologia de granitóides, petrologia de rochas meta-máficas, geocronologia, principalmente no Maciço de Goiás, Cinturão Araguaia e porção oeste da Província Borborema. É Membro-Titular da Academia Paraense de Ciências-Seção Ciências Geológicas.É lider do Grupo de Pesquisa Petrologia e Evolução Crustal-CNPq. Atualmente é Diretor-Presidente da Sociedade Brasileira de Geologia - Núcleo Norte.

 

perfil masculino2Regis Munhoz Kras Borges (UFPA, Permanente) - email pesquisador regisborges

       
diretorio grupos pesquisa cnpq logo 30x30Grupo de Pesquisa

Possui Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), Mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (1997), Doutorado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2002) e Pós-Doutorado (2015-2016) realizado no Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), da Comissão Nacional da Energia Nuclear (CNEN). É Professor Associado II no Instituto de Geociências e docente integrante do Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica (PPGG) da UFPA. Orienta Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso e Mestrado. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia Ígnea e Depósitos Minerais associados com Magmatismo Félsico. Atua principalmente nos seguintes temas: mineralogia e petrologia de granitos, química mineral, inclusões silicáticas (melt inclusions) e inclusões fluidas, alteração hidrotermal e estudos por catodoluminescência em microscópio eletrônico de varredura (CL-MEV) de minerais de minério e de ganga. Desenvolve e orienta estudos na Província Estanífera de Pitinga (AM) e Província Aurífera do Tapajós (PA).

 

perfil masculino2 Roberto Dall'Agnol (UFPA, Permanente) - email pesquisador robertodallagnol


Bolsa PQ CNPq: Nível 1A
diretorio grupos pesquisa cnpq logo 30x30Grupo de Pesquisa

Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972); doutorado em Petrologia com ênfase em granitos na Universidade Paul Sabatier (Toulouse, França, 1980). Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2002; pesquisador 1A do CNPq; professor associado 3 da Universidade Federal do Pará, onde exerceu o cargo de Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação de julho de 2005 a julho de 2009; Coordena desde março de 2009 o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Geociências da Amazônia; lider do Grupo de Petrologia de Granitóides do Instituto de Geociências da UFPA; líder para a América do Sul do projeto IGCP-SIDA 599 The Early Changing Earth (IUGS-UNESCO,2011-); Pesquisador titular do Instituto Tecnológico Vale de Desenvolvimento Sustentável (ITV-DS; a partir de outubro de 2011); coordenador da Área de Geociências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Jan2005-abril2011);Líder do projeto IGCP-510, A-type Granites and related rocks through time (IUGS-UNESCO, 2005-2010); Coordenou, no período de 2000 a 2006, o Núcleo Pronex "Magmatismo, evolução crustal e metalogênese de Carajás e províncias adjacentes". Representante da Comunidade Acadêmica no Comitê Gestor do Fundo Setorial Mineral (2006-2010). Membro Titular da World Academy os Sciences (TWAS). Desenvolve pesquisa em petrologia e geoquímica de granitos e evolução crustal do Cráton Amazônico.

 

perfil masculino2 Roberto de Freitas Neves (UFPA, Permanente) - email pesquisador robertoneves

   
diretorio grupos pesquisa cnpq logo 30x30Grupo de Pesquisa

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará (1978), mestrado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Processos Inorgânicos, atuando principalmente nos seguintes temas: cerâmica, adsorção, caulim, alumina, zeólitas e rejeito de caulim.

 

perfil masculino2 Rômulo Simões Angelica (UFPA, Permanente) - email pesquisador romuloangelica


Bolsa PQ CNPq: Nível 1B
diretorio grupos pesquisa cnpq logo 30x30Grupo de Pesquisa

Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1987), Mestrado (1991) e Doutorado em Mineralogia e Geoquímica pela UFPA (1996) e Universität Erlangen-Nürnberg (Alemanha), programa Sandwiche (1993-94), com bolsa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Geólogo/Geoquímico da CPRM-Serviço Geológico do Brasil (1991-1997). Prêmios Martelo de Prata (1998) e Medalha de Ouro Henri Gorceix (2014), da Sociedade Brasileira de Geologia. Representante do Brasil no projeto Mapa Geoquímico Internacional (IGMP, 259) do Programa Internacional de Correlação Geológica - IGCP, entre 1991 e 1993. Missão Internacional na Guyana (1997) e Suriname (1999), pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Itamarati, em consultoria aos Serviços Geológicos desses países em projetos de Prospecção Geoquímica Regional e Meio Ambiente. Atualmente é Professor Associado IV do Instituto de Geociências da UFPA e Chefe do LCM - Laboratório de Caracterização Mineral (Difratometria e Espectrometria de Fluorescência de Raios-X), Espectroscopia de Infravermelho e Análises Térmicas. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica - PPGG (2012-2014). Ministrou cursos de curta duração de Difratometria de Raios-X (Método do Pó) na Unicamp, UFAM, UFRN, UFPE, UFMT, UEM, UDESC, UFCG, UFC e IFMA, além de mini-cursos em eventos nacionais. Vice-Lider do Grupo de Mineralogia Aplicada - GMA (UFPA.0001 - Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil, 4.0). Consultor ad hoc do CNPq, CAPES, FAPESP, FAPESPA e FINEP. Membro de Comitê Julgador de Editais do CNPq. Membro da Câmara de Assessoramento (Ciências Exatas e da Terra) da FAPESPA (Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa). Atuação: Mineralogia Aplicada (argilominerais e zeólitas; minerais industriais e rejeitos da indústria mineral); Geoquímica de Superficie (solos, lateritas, prospecção geoquímica). Coordena projetos de pesquisa do CNPq (CT-Mineral e Universal) e FAPESPA/ITV/FAPs relacionados a esses temas.

 

perfil masculino2 Simone Patrícia Aranha da Paz (UFPA, Permanente) - email pesquisador paz


Bolsa PQ CNPq: Nível x
diretorio grupos pesquisa cnpq logo 30x30Grupo de Pesquisa

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Pará (2007), mestrado em Geologia e Geoquímica (mineralogia aplicada) pela Universidade Federal do Pará (2010) e doutorado em Engenharia Mineral (caracterização tecnológica e mineralogia de processo) pela Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é Professora Adjunto I da Faculdade de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Pará e Coordenadora do Laboratório de Caracterização Mineral (DRX, FRX, FTIR, DSC-TG, ASE-Porosidade), Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará. Desenvolve pesquisa na grande área Ciências da Terra e Engenharias, com ênfase em: caracterização tecnológica, mineralogia de processo, processos minero-metalúrgicos e síntese de materiais cerâmicos funcionais. Vem apresentado novas propostas de aproveitamento de rejeitos minerais na produção de "novos" materiais e no desenvolvimento-otimização de métodos de caracterização tecnológica e de controle na indústria mineral.

Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica (PPGG). Endereço: Av. Perimetral, Numero 1 - Guamá, Belém - PA, Brasil Código Postal: 66075-750. Telefone: +55 (91) 3201-7478. - Universidade Federal do Pará (UFPA). - Instituto de Geociências (IG).